Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os holofotes apagam-se

por Opus Grei, em 01.07.20

O projecto chegou  ao fim.

Agradecemos a todos quantos nos acompanharam, e desejamos que a discussão política se continue muito para além da discussão dos políticos.

 

Holofote n.5: O Poder Executivo

por Opus Grei, em 18.04.20

holofote.jpg

Conforme prometido, estamos de volta!

E recomeçamos com o holofote virado para o Poder Executivo, que tem muito que se lhe diga.

Sob este holofote falaremos do processo de constituição do governo, dos ministérios e secretarias de Estado que aparecem e desaparecem conforme os programas de governo apresentados, da fiscalização do governo e da fiscalização dos governantes, que parece ser a mesma coisa mas talvez não seja... e até falamos daqueles cargos obscuros a que jocosamente chamamos jobs for the boys e que são, na verdade, os cargos de confiança política de que, por vezes, muito desconfiamos.

Não esquecemos a interacção do Cidadão com o Governo, bem como os canais de comunicação que temos à disposição - incluindo os canais radiotelevisivos.  Nem esqueceremos a boa-fé e a transparência que devem reger as relações entre governantes e governados.

Dedicar-nos-emos também à discussão dos governos locais e da descentralização/ramificação do governo central, embora desconfiemos que tudo isto será abordado noutros holofotes - porque, afinal, está tudo ligado.

Holofotes internos

por Opus Grei, em 06.04.20

Depois desta longa paragem, a dinâmica do Rasurando mudou.

Se antes os holofotes nos iluminaram durante um período e depois se apagaram por longo tempo, agora teremos os holofotes em permanência. Há alguns que, à data deste rasurado, ainda estão por acender, mas serão acendidos, um a um, conforme a maré. Afinal, os nossos holofotes funcionam com energia ondomotriz.

Calma, os custos energéticos também foram avaliados e garantimos ter um consumo racional mas não racionado. Haja energia.

 

Holofote n.1: O Estado

Holofote n.2: O Regime Eleitoral

Holofote n.3: A Presidência da República

Holofote n.4: O Poder Legislativo

Holofote n.5: O Poder Executivo

Holofote n.6: O Poder Judicial

Holofote n.7: Os Tratados Supranacionais

Vicissitudes

por Opus Grei, em 03.05.19

Não queríamos. Mas aconteceu, e a pausa surgiu sem aviso.

O debate está sempre aberto, claro.

E os postais voltarão em breve.

 

Holofote n.4: O Poder Legislativo

por Opus Grei, em 25.03.19

holofote.jpg

 

Hoje começamos a apontar o holofote para o Poder Legislativo. Hoje, e durante as próximas seis semanas.

Cinco delas serão dedicadas ao Poder Central e Regional: a Assembleia da República e as Assembleias Regionais, as existentes e as que talvez devam ou não devam existir.

Sim, abordaremos a regionalização. Tal como abordaremos a organização das assembleias, o número de deputados e o tipo de representação que temos. Falaremos das funções e das regalias que têm os deputados, da fiscalização a que estão sujeitos e de quem os fiscaliza. Discutiremos também os canais que nós, cidadãos,  temos para interagir com os deputados e com as próprias assembleias.

Na última semana falaremos das Assembleias do Poder Local.

 

Seis semanas a incidir sobre o poder legislativo... o Estado sempre presente. E todos os postais abertos à dicussão.

 

 

 

Holofote n.3: A Presidência da República

por Opus Grei, em 04.03.19

holofote.jpg

 

Vivemos numa república, e por isso apontaremos o holofote à Presidência da República nestas duas semanas.

Até poderá haver quem queira outras formas de governo, e nisso falaremos, mas nestas coisas convém sempre ter um plano B:  já que temos uma república e esta tem um presidente, o melhor é discutirmos que tipo de presidência é, cargo e funções. De caminho, tentar perceber o que é o Sentido de Estado, que parece matéria sensível e nada (con)sensual.

Assim como o vagamente mencionado Conselho de Estado, e aquela coisa de que quase só ouvimos falar quando somos emigrantes pois que em Portugal não temos Embaixadas... de Portugal:  a carreira diplomática.

O Estado, sempre o Estado, continuará sob os nosso holofotes - mas tanto nesta como na próxima semana dedicaremos os postais à Presidência da nossa República. Postais, e quiçá um ou outro telefonema.

Holofote n.2: O Regime Eleitoral

por Opus Grei, em 18.02.19

holofote.jpg

 

Hoje começaremos a debater o Regime Eleitoral. Holofote nele enquanto tentamos perceber que regime temos, e se será por ele que engorda ou emagrece a participação dos eleitores.

 

Falaremos do sistema partidário e das candidaturas independentes, desse tal Hondt e do método que faz com que nem sempre o mais votado seja o que mais elege, discutiremos o voto como direito ou como dever, a abstenção, os brancos e os nulos, as causas e as consequências de cada um... e falaremos do que nos lembrarmos, do que nos lembrarem.

 

Mas certamente não deixaremos de falar do Estado. Apenas insistiremos neste particular regime eleitoral, e por isso lhe dedicaremos os postais nas duas próximas semanas.

 

 

 

Holofote n.1: O Estado

por Opus Grei, em 22.01.19

holofote.jpg

 

Durante as próximas quatro semanas o nosso objecto de debate será o Estado. Mas dizem que o Estado somos todos, portanto não lhe chamemos objecto e sim convidado. E apontemos-lhe o holofote.

Há que começar pelo princípio, e o princípio é o Regime Político em que vivemos e a Forma de Governo que temos, o nível de intervenção do Estado na vida das pessoas e o nível de intervenção das pessoas nas decisões do Estado, a relação deste com as Religiões e a relação dos Poderes entre si.

Como não poderia deixar de ser, abordaremos as rubricas fundamentais do Orçamento de Estado, mas só lá para a terceira semana, deixando para a última o secreto Segredo de Estado e os mecanismos de escrutínio e correcção dos mais ou menos conhecidos meandros estatais. De uma forma muito genérica, pois os vários poderes terão holofotes próprios.

 

E fica o pedido de desculpa pela repetição do vocábulo Estado, mas um convidado deve ser nomeado com deferência.

Convite

por Opus Grei, em 21.01.19

A Opus Grei convida a blogosfera a conhecer o projecto Rasurando.

Não queremos a vossa atenção, queremos as vossas ideias. As vossas questões. As vossas opiniões. Vossas, não de outros.

 

Os postais começam amanhã. O blogue é novo de hoje. O debate já começou.

Seja bem-vindo quem vier sem panfletos partidários.

 

logoRasurando.jpg

 

 

 

Opus Grei

por Opus Grei, em 21.01.19

Somos um grupo de cidadãos com gosto pela escrita, atenção ao mundo e preocupação com a sociedade, com as sociedades. Conscientes da dimensão do Mundo e do espaço que nele ocupamos, encontrámo-nos nos blogues e, mantendo-nos independentes, reunimo-nos neste grupo porque há projectos que se tornam mais interessantes quando trabalhados em conjunto.

Porque cada um de nós tem estilos, opiniões, experiências distintas. Mas todos gostamos de o partilhar. De ler os outros. E de debater.

 

Enquanto autores deste grupo, guiamo-nos por alguns Princípios que muito prezamos:

  • Independência

Garantimos a liberdade ideológica, a liberdade de expressão e a independência do grupo perante forças culturais ou políticas, independentemente das posições e opções individuais dos seus membros.

Recusamos qualquer identificação como força partidária, enquanto grupo ou como suporte de forças existentes, e não admitimos a definição ou a identificação do grupo e/ou dos seus projectos como integrantes ou próximos de um espectro partidário específico.

  • Respeito pela Propriedade

Concordamos que, embora produzidas no âmbito do grupo, as produções pertencem ao respectivo autor e não admitimos edições por segundos ou terceiros a menos que por clara solicitação do primeiro.

Da mesma forma, assumimos o compromisso de identificar a origem de conteúdos de segundos e terceiros que eventualmente partilhemos e divulguemos.

  • Individualidade

Aceitamos que cada membro tem um estilo e um ritmo próprios, os quais serão respeitados. Incluindo a ortografia e a linguagem usadas.

Não pretendemos induzir e muito menos forçar a alteração ou a imitação de posturas comunicacionais, e rejeitamos críticas e observações negativas que nos sejam dirigidas sobre a produção dos nossos colegas.

  • Responsabilidade e Responsabilização

Decorrendo do princípio da Individualidade, cada autor assume a responsabilidade pelas matérias que publica e pela gestão dos comentários aos seus postais.

Enquanto grupo, não admitimos a publicação de matéria difamatória ou caluniosa, nem seremos coniventes com difamações e calúnias em produções associadas ao blogue, seja na forma de postal ou de comentário. O recurso à injúria é critério pessoal, e pessoal e individualmente assumido.

 

Porque sermos um grupo passa pela boa interacção entre as várias partes do todo, respeitamos ainda os princípios que nos reuniram:

  • Colaboração

Aceitamos colaborar nas decisões do grupo, sem assumirmos a obrigação de participar em todos os projectos e conscientes de que, sendo embora este um grupo fechado, não nos compromete a qualquer exclusividade.

  • Paridade

Todos somos consultados sobre matérias que envolvam o grupo, independentemente do grau de envolvimento num determinado projecto.

Não assumiremos nenhuma opinião em nome da Opus Grei a menos que assim decidido entre todos.

  • Comunicação e Transparência

Não deixaremos que as dúvidas e os silêncios se instalem na comunicação.

Excepto as dúvidas existenciais, filosóficas, humanas. Mas essas já entraram connosco, ou não fosse esta uma Opus Grei.



Newton.gif

Não falamos da actualidade, do acontecimento. Nem opinamos sobre uma notícia.

Falamos de política num estado mais puro. Sem os seus actores principais, os políticos - o que torna o ar mais respirável. E os postais sempre actuais; por isso, com as discussões em aberto.

A discussão continua também nos postais anteriores, onde comentamos sem constrangimentos de tempo ou de ideias.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.