Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Opus Grei

por Opus Grei, em 21.01.19

Somos um grupo de cidadãos com gosto pela escrita, atenção ao mundo e preocupação com a sociedade, com as sociedades. Conscientes da dimensão do Mundo e do espaço que nele ocupamos, encontrámo-nos nos blogues e, mantendo-nos independentes, reunimo-nos neste grupo porque há projectos que se tornam mais interessantes quando trabalhados em conjunto.

Porque cada um de nós tem estilos, opiniões, experiências distintas. Mas todos gostamos de o partilhar. De ler os outros. E de debater.

 

Enquanto autores deste grupo, guiamo-nos por alguns Princípios que muito prezamos:

  • Independência

Garantimos a liberdade ideológica, a liberdade de expressão e a independência do grupo perante forças culturais ou políticas, independentemente das posições e opções individuais dos seus membros.

Recusamos qualquer identificação como força partidária, enquanto grupo ou como suporte de forças existentes, e não admitimos a definição ou a identificação do grupo e/ou dos seus projectos como integrantes ou próximos de um espectro partidário específico.

  • Respeito pela Propriedade

Concordamos que, embora produzidas no âmbito do grupo, as produções pertencem ao respectivo autor e não admitimos edições por segundos ou terceiros a menos que por clara solicitação do primeiro.

Da mesma forma, assumimos o compromisso de identificar a origem de conteúdos de segundos e terceiros que eventualmente partilhemos e divulguemos.

  • Individualidade

Aceitamos que cada membro tem um estilo e um ritmo próprios, os quais serão respeitados. Incluindo a ortografia e a linguagem usadas.

Não pretendemos induzir e muito menos forçar a alteração ou a imitação de posturas comunicacionais, e rejeitamos críticas e observações negativas que nos sejam dirigidas sobre a produção dos nossos colegas.

  • Responsabilidade e Responsabilização

Decorrendo do princípio da Individualidade, cada autor assume a responsabilidade pelas matérias que publica e pela gestão dos comentários aos seus postais.

Enquanto grupo, não admitimos a publicação de matéria difamatória ou caluniosa, nem seremos coniventes com difamações e calúnias em produções associadas ao blogue, seja na forma de postal ou de comentário. O recurso à injúria é critério pessoal, e pessoal e individualmente assumido.

 

Porque sermos um grupo passa pela boa interacção entre as várias partes do todo, respeitamos ainda os princípios que nos reuniram:

  • Colaboração

Aceitamos colaborar nas decisões do grupo, sem assumirmos a obrigação de participar em todos os projectos e conscientes de que, sendo embora este um grupo fechado, não nos compromete a qualquer exclusividade.

  • Paridade

Todos somos consultados sobre matérias que envolvam o grupo, independentemente do grau de envolvimento num determinado projecto.

Não assumiremos nenhuma opinião em nome da Opus Grei a menos que assim decidido entre todos.

  • Comunicação e Transparência

Não deixaremos que as dúvidas e os silêncios se instalem na comunicação.

Excepto as dúvidas existenciais, filosóficas, humanas. Mas essas já entraram connosco, ou não fosse esta uma Opus Grei.




Newton.gif

Não falamos da actualidade, do acontecimento. Nem opinamos sobre uma notícia.

Falamos de política num estado mais puro. Sem os seus actores principais, os políticos - o que torna o ar mais respirável. E os postais sempre actuais; por isso, com as discussões em aberto.

A discussão continua também nos postais anteriores, onde comentamos sem constrangimentos de tempo ou de ideias.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.