Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




L’État c’est moi

por Gaffe, em 24.01.19

source6.jpg

Agrada-me sobremaneira continuar a pensar que é realmente de Luís XIV o celebérrimo L’État c’est moi.  

Soa bem, se acompanharmos o dito de uma imensidão de folhos, cabeleiras empoadas, poeira branca nos rostos e jabots apunhalados por alfinetes luzidios. Soa sobretudo a decapitação posterior e inevitável do descendente do Sol e da sua amantíssima e fascinante rainha.

Cravar desta forma na pedra da história - real ou de boca a boca popular - a certeza da posse de um povo aparentemente submisso, soa a campânulas, a redomas, a bolhas de poder que são de ar apenas, insufladas por condenáveis egos, desmesuradas ambições e trágicas ilusões e crenças no divino.     

Basicamente não passa da inconsciência, da indiferença, do sentido de impunidade, e eventualmente do desconhecimento de alguns da demolidora força de reacção que provocam naqueles que de forma contínua são espezinhados e espoliados.

Chamar-lhe-emos Síndrome de Marie Antoinette, porque é um esplêndido nome para usar e para ousar, tendo em conta que Marie Antoinette, rainha dos franceses, ignorou por completo - e de forma dir-se-ia inqualificável e impensável, caso não se contextualizem os acontecimentos - a miséria, o estado de indigência, a fome e a fúria do povo de que supostamente era soberana por direito divino.

Quando a multidão de esfarrapados e de miseráveis armados arrombou os portões de Versailles, Sua Majestade veio saudar os súbditos, espantada por os ter ali tão perto, e só entendeu verdadeiramente o que se passava quando se viu privada, de forma muitíssimo real, da coroa que viria apensa à sua cabeça cortada.

Nenhuma revolução, a não ser talvez esta, a francesa, teve origem no povo.

As revoltas cozinham-se nos corredores ou caves de elites ou grupos com algum significado ou capital cultural, económico, social ou simbólico que atiram um pavio inflamável para as ruas que, por sua vez, o povo se encarrega de incendiar.

Parece-me claro que há evidentes indícios que levam a crer que a Síndrome de Marie Antoinette se instalou nos que governam hoje o planeta. Distanciados daqueles que dizem orientar e civilizar, olham nos monitores omnipresentes os gráficos que por sua vez lhes orientam as decisões.

Parecem imunes. Sentem-se impunes. Há uma espécie de redoma armada que os protege e nomeia estas criaturas de modo a legitimar os actos que aconselham as linhas dos gráficos, enquanto fazem mirrar a consciência que acaba nas margens dos monitores.

Se há areia na engrenagem, basta oferecer à gentalha a hipótese de eleições.O voto pode democraticamente alterar os sistemas, garantem. Os rostos visíveis do aborrecido fracasso, partem de férias, vão estudar filosofia ou são nomeados para governar bancos centrais. Novos manipuladores de títeres aparecem.

Não quero particularizar, apesar de o parecer neste instante. Os líderes da actualidade são, no fundo, burgueses pequenos e os pequenos burgueses são pessoas que fingem muitas vezes os seus complexos, o seu desmesurado egoísmo e ambição, sob a aparência de um idealismo que não tem em qualquer conta a realidade e os fiscalizadores dos que governam o mundo - aqueles que os deviam retratam com rigor implacável - não passam de criaturas que se enfiam, caladas e impávidas, a um cantinho de um dos poucos botes do Titanic, se lhes dizem que a sua imobilidade quase assassina lhes garante o lugar de pivot de um jornal televisivo. Ficam ilesos então os que ocupam o lugar de vice-presidente de um  Banco Central, ou os que cativam a presidência do FMI, ou os outros que lhes vão sugando as influências. 

Não me interessa, neste caso, tratar de bagatelas.

Importa mais perceber que a Síndrome de Marie Antoinette, que parece instalado há longos anos naqueles que não vão ter sequer varanda para acenar ao povo, não usufrui, como outrora, da desculpa da falta de informação para a ausência de reacção à maleita. Hoje os que reinam apercebem-se do trágico espectáculo que provocam e reconhecem o perigo. Soltam os fantasmas que conseguem e erguem os cenários de catástrofe que ajudam a silenciar ou a tentar mirrar as multidões, protegidos pelos títeres que escolheram para sustentar as ilusões do povo. Ou sobre o povo disparam.

No entanto, um factor novo vai abrindo caminho na indignação a que se assiste:

A consciência - certeira como um bisturi nas mãos do cirurgião dos reinos d’aquém e d’além-mar - que os povos adquiriram do culpado. Hoje a multidão parece saber onde a raiz da indignação está situada. Pela primeira vez ouvem-se as palavras que residem nas redomas, dinheiro, corrupção, crime branco, gritadas, cuspidas e misturadas com gás pimenta, amaldiçoadas e ameaçadas e culpabilizadas em todo o lado e apercebemo-nos, sem surpresa, que os antigos e armados guerreiros, defensores de bancos e de bolsas e de grupos, de quedas e subidas de petróleos ou de paraísos de sóis que são fiscais, são vistos como origem e alvo de uma espécie de ira solidária ou de solidária adesão à indignação.

As armas podem mudar de mão e, se isso acontecer, o povo será, pela segunda vez, responsável pela sua revolução.

 ninguém vai a Versailles arrancar a cabeça a uma rainha, até porque toda a gente sabe que já não mora lá. Está  debruçada e a acenar em todas as varandas dos governos deste mundo.  

 

Imagem - David Ho


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.01.2019 às 14:14

Completamente de acordo, Gaffe.
E depois, incrédulos hipócritas os que nos governam, com evidentes indícios da síndrome de Marie Antoinette, irão surpreender-se ao perceberem que o povo, um dia, é todo de Vale dos Chicharos, não pelo tom de pele, mas porque não come nem os brioches nem o pão a que tem direito ...


Leanor
Imagem de perfil

De Gaffe a 25.01.2019 às 15:25

A visão é catastrófica, mas suponho que acontece quando a história tem de ser recriada,  quando é urgente uma nova versão. Já aconteceu outrora. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Newton.gif

Não falamos da actualidade, do acontecimento. Nem opinamos sobre uma notícia.

Falamos de política num estado mais puro. Sem os seus actores principais, os políticos - o que torna o ar mais respirável. E os postais sempre actuais; por isso, com as discussões em aberto.

A discussão continua também nos postais anteriores, onde comentamos sem constrangimentos de tempo ou de ideias.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.