Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Holofote n.1: O Estado

por Opus Grei, em 22.01.19

holofote.jpg

 

Durante as próximas quatro semanas o nosso objecto de debate será o Estado. Mas dizem que o Estado somos todos, portanto não lhe chamemos objecto e sim convidado. E apontemos-lhe o holofote.

Há que começar pelo princípio, e o princípio é o Regime Político em que vivemos e a Forma de Governo que temos, o nível de intervenção do Estado na vida das pessoas e o nível de intervenção das pessoas nas decisões do Estado, a relação deste com as Religiões e a relação dos Poderes entre si.

Como não poderia deixar de ser, abordaremos as rubricas fundamentais do Orçamento de Estado, mas só lá para a terceira semana, deixando para a última o secreto Segredo de Estado e os mecanismos de escrutínio e correcção dos mais ou menos conhecidos meandros estatais. De uma forma muito genérica, pois os vários poderes terão holofotes próprios.

 

E fica o pedido de desculpa pela repetição do vocábulo Estado, mas um convidado deve ser nomeado com deferência.




Newton.gif

Não falamos da actualidade, do acontecimento. Nem opinamos sobre uma notícia.

Falamos de política num estado mais puro. Sem os seus actores principais, os políticos - o que torna o ar mais respirável. E os postais sempre actuais; por isso, com as discussões em aberto.

A discussão continua também nos postais anteriores, onde comentamos sem constrangimentos de tempo ou de ideias.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.